Seu amigo lhe pergunta:
- Porque você não consegui ter sucesso com os israelenses?
O vendedor lhe disse:
- Quando eu fui designado para o Oriente Médio, eu estava confiante de que conseguiria vender muito bem nas áreas rurais. Mas havia um problema, eu não sei falar hebraico.
Então pensei em criar uma sequência de três cartazes para transmitir minha mensagem de vendas.
Segundo cartaz: O homem está bebendo Coca-Cola.
Terceiro cartaz: Nosso homem agora, completamente recuperado.
Então mandei afixar estes cartazes em todos os lugares.
- Bem me parece que isso deveria ter funcionado muito bem - disse-lhe o amigo.
O vendedor respondeu:
- Eu só não sabia que os judeus lêem da direita pra esquerda.
Por mais que você tente, por mais que você seja educado e até cauteloso com as palavras, não adianta: a pessoa não sabe ouvir, distorce o que você diz, nega ter dito algo que na verdade disse, leva tudo para o lado pessoal, envolve problemas pessoais nos relacionamentos profissionais e transforma uma conversa simples que normalmente levaria 5 ou 10 minutos em uma longa e desgastante discussão de horas e horas perdidas sem objetivo ou fundamento...
ResponderExcluirAcho que maior desafio nessa nova jornada será aprender a lidar com isso. Já que é impossível fugir do contato com gente despreparada.
É absurdo imaginar que nos dias de hoje, com os clientes mais exigentes e o mercado mais competitivo, alguns funcionários ou colaboradores tenham que pensar diversas vezes antes de conversar com o chefe ou patrão. O pior é que, na maioria das vezes, trata-se de um problema que precisa ser resolvido imediatamente e não dá prá esperar que a pessoa melhore o humor. É cansativo, desgastante e nos faz ficar irritados por sermos obrigados a trabalhar e conviver com pessoas tão despreparadas.